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Aquisição de empresas: o que é e como não errar nesse processo

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Uma estratégia bem antiga, mas muito eficiente, no que se trata da expansão de um negócio no mercado, é a aquisição de empresas. Por se tratar de um processo complexo, é preciso entender detalhadamente como ele funciona e evitar quaisquer erros.


Você, que é dono do próprio negócio, está de olho no crescimento da sua parcela de mercado? Então é hora de saber mais sobre a aquisição de empresas como opção estratégica.


Portanto, leia com bastante atenção este artigo e saiba como não errar nesse processo, além de entender as maneiras ideais de executar a aquisição empresarial. Tenha uma ótima leitura!

Entenda o que é a aquisição de empresas e quais são os benefícios dessa prática

aquisição de empresas é um processo no qual uma pessoa jurídica adquire o patrimônio, direitos de imagem ou maioria societária de outra organização. Esse procedimento ocorre de maneira similar a uma compra de empresa, por este motivo, esse termo é popularmente usado para se referir a essa transação.


Ao optar por adquirir uma outra empresa de forma integral, o registro dela pode ser desativado, e seus ativos e passivos passam a fazer parte da pessoa jurídica que fez a aquisição. Além disso, um negócio pode ser anexado ao grupo de empresas controlado por uma holding, havendo apenas a transferência da titularidade societária.


Em todo caso, a aquisição de empresas é um processo complicado, que deve envolver muitas negociações e burocracias. Apesar disso, ela pode gerar diversos benefícios para ambas as partes. Veja alguns deles:

  • Maximização da lucratividade;
  • Aumento da parcela de mercado na sua empresa;
  • Crescimento da sua carteira de clientes;
  • Ampliação dos seus segmentos de atuação;
  • Ganho de credibilidade das suas marcas;
  • Possibilidade de expansão para o mercado internacional;


Em muitas situações, a maneira mais segura e mais simples de expandir seu empreendimento é por meio da aquisição de outro. Portanto, é preciso entender em detalhe como essa prática funciona!


Leia também: Fusão e aquisição de empresas: processos e vantagens.

Como funciona a aquisição de uma empresa?

Como mencionamos acima, a aquisição de uma empresa pode funcionar de diversas maneiras diferentes. 


Ela pode ocorrer por meio da absorção de patrimônio (inclusive passivos), por meio da aquisição de ações ou quota societária, ou por meio de uma holding. Em todo caso, costuma haver uma transação financeira envolvida como bonificação.


Isso pode significar que a pessoa jurídica “compradora” está aumentando sua porcentagem de ocupação de um mesmo segmento de mercado, ou que ela está expandindo sua atuação para outro nicho por meio da aquisição de uma empresa de segmentação diferente.


É possível apontar para diversas circunstâncias em que isso aconteceu com grandes corporações dos mais variados setores da economia. Em todos os casos, você pode ter certeza que os empresários envolvidos contaram com a ajuda de muitos consultores, auditores e contadores no decorrer do processo de negociação e execução.


Veja, então, as melhores maneiras de dar cabo a essa ideia, e como não errar no meio do caminho!

Dicas para não errar no processo de aquisição!

Ao adotar a aquisição de empresas, como estratégia de consolidação, expansão ou crescimento do seu negócio, você adquire novas responsabilidades referentes a todo o empreendimento adquirido. Desde as obrigações fiscais até os contratos em aberto com fornecedores e clientes, muitos fatores devem ser levados em consideração.


Portanto, confira nossas dicas para lidar com essa transação da melhor maneira possível!

Considere o valor de mercado da empresa

Antes de fechar um contrato de aquisição de uma empresa, você deve chegar a um acordo sobre o valor pago aos sócios anteriores. Essa quantia pode ser definida levando o valor de mercado estimado da empresa, bem como seus ativos e passivos, ou apenas seu patrimônio líquido. Veja alguns exemplos de dados a se analisar:

  • Demonstrações financeiras dos últimos cinco anos de exercício da gestão atual;
  • Contratos em aberto com clientes e com fornecedores, e também com instituições financeiras (empréstimos, financiamentos, etc);
  • Avaliação de outros documentos, desde a participação em licitações até transações importantes feitas pela empresa;
  • Histórico jurídico da empresa (ações judiciais, passivos trabalhistas, etc);


Qualquer operação dessa natureza deve ser feita com muito cuidado! Por isso, é recomendável que seja feita uma auditoria de due diligence, bem como outras análises que um contador especializado pode executar.


Leia mais: Due diligence: sua importância e como fazer corretamente.

Avalie se suas reservas suportam essa aquisição

Além de saber todos os detalhes acerca do empreendimento que você está buscando absorver, é preciso também compreender se essa transação faz parte da realidade financeira do seu negócio.


Se suas reservas financeiras não comportam a quantia estimada para executar a aquisição da empresa em questão, então talvez seja uma boa ideia reavaliar essa ideia.


Por outro lado, se o potencial financeiro dessa operação for grande o suficiente, e se ajustes forem feitos para maximizar o lucro do seu negócio depois disso, é possível considerar um empréstimo ou buscar um investimento externo.

Faça uma boa transição após a operação

Tudo isso depende de uma correta transição após o fim da transação. Ao optar pela aquisição de uma empresa, você também absorve todo o seu capital humano, bem como suas fontes de receita e despesas. Nesse caso, talvez seja possível cortar gastos, reduzir a quantidade de funcionários e elevar seu lucro.


Tudo isso, sem perder a escalabilidade e a rentabilidade, e também conseguindo capitalizar sobre a operação finalizada. 


Fazer uma transição assertiva é crucial para dar sentido à própria ideia de se adquirir um empreendimento, já que é justamente o que permite maximizar a lucratividade e consolidar o crescimento com foco no futuro.

Conte com o apoio de uma contabilidade

A última e mais importante dica, que é algo que já salientamos no decorrer deste texto, é contar com o apoio de uma contabilidade especializada em operações de fusão e aquisição de empresas


Além de ser crucial para avaliar todas as partes e quantias envolvidas nessa operação, o contador pode ajudar com toda a burocracia envolvida.


E se você procura uma equipe de especialistas, então você pode contar com a Batista e Associados! Somos uma empresa com atuação multidisciplinar, ajudando na gestão do seu negócio em diversas frentes.


Se quiser saber mais sobre as nossas soluções e como elas podem ajudar a suprir suas necessidades, entre em contato com a nossa equipe.


Para ter acesso a mais artigos como este, visite o nosso blog ou confira mais conteúdos em nossas redes sociais! Continue lendo: Como organizar minha empresa para um processo de fusão.

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