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Vale a pena investir em auditoria preventiva

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Empreender no Brasil oferece muitos desafios e, para garantir a total regularidade em todas as movimentações de capital do negócio é importante investir em uma auditoria preventiva.

O objetivo principal da auditoria preventiva é mitigar possíveis erros contábeis  – ou mesmo fraudes processuais – que possam  incidir em penalidades graves para a empresa junto aos órgãos de fiscalização.

Se você ainda não conhece este serviço, continue a leitura para entender porque vale a pena investir neste serviço para seu empreendimento.

O que é auditoria preventiva?

Uma auditoria de caráter preventivo faz uma investigação minuciosa das práticas fiscais do empreendimento. Para tanto, revisa procedimentos contábeis referentes aos últimos 5 anos de atividade do empreendimento, com vistas à regularização de procedimentos e desenvolver uma cultura de conformidade com a legislação vigente.

Isso garante que a precaução a eventuais desvios ou erros aconteça de modo inerente à execução da rotina de trabalho. 

De que forma uma auditoria preventiva otimiza as práticas financeiras de um empreendimento?


A esta altura, você deve estar se perguntando se uma auditoria preventiva opera na melhoria das atividades econômicas e fiscais do empreendimento, certo?


Nós explicamos: este tipo de assessoria realiza uma análise pormenorizada de demonstrações financeiras, fiscais e tributárias, das transações e operações comerciais, obrigações acessórias e responsabilidades previdenciárias do empreendimento, para verificar se não existiu nenhum erro ou pendência anterior à contratação da auditoria.


Verificada a regularidade das práticas anteriores, outra etapa é o levantamento com o intuito de  identificar falhas nas apurações fiscais para datas futuras, bem como gerir eventuais gargalos no desempenho da gestão de finanças da empresa.

Além de disponibilizar profissionais dotados de um olhar clínico na averiguação do cumprimento das obrigações fiscais, da empresa, uma auditoria com foco preventivo ainda desenvolve um planejamento financeiro e tributário dentro do qual o empreendimento passará a operar. 

Ainda, estes profissionais podem elaborar treinamentos e capacitações para que a equipe possa gerir o negócio com perícia dentro dos critérios legais de modo independente.

Dessa forma, vale a pena para o empreendedor investir em uma auditoria preventiva, pois a empresa sai ganhando com a garantia de práticas fiscais isentas do risco de complicação com o Fisco e, ainda, com a especialização da equipe.

Quais os serviços de uma auditoria preventiva para minha empresa?

Como toda ação estratégica bem elaborada, uma auditoria preventiva opera por etapas substâncias para que o projeto final apresente resultados e melhorias.

Confira as ações chave de uma assessoria preventiva para seu negócio

  • Investigação da vida financeira e fiscal dos últimos 60 meses;
  • Otimização de estratégias e processos de administração financeira;
  • Planejamento fiscal e tributário
  • Melhoria na prestação de dados à Receita;
  • Revisão de possíveis ilícitos tributários
  • Análise de possíveis créditos fiscais não aproveitados;
  • Estímulo à práticas de elisão fiscal;
  • Verificação de tributos pagos a maior. 
  • Implantação de metodologias com vistas ao compliance tributário.

Quando realizar a auditoria preventiva?

Uma auditoria preventiva pode ser aplicada a qualquer momento da vida empreendedora do negócio. Isso porque, além de garantir a assertividade das práticas futuras de gestão fiscal do empreendimento, pode encontrar erros difíceis de serem detectados no cotidiano do trabalho.

Ao realizar uma varredura das contribuições passadas, dentre os erros que busca regularizar podem estar: 

  • Impostos pendentes;
  • débitos em aberto;
  • Declarações pendentes;
  • Ausência de relatórios para prestação de contas;
  • Eventuais erros no cumprimento de obrigações fiscais;
  • Eventuais práticas ilícitas ou fraudulentas(com ou sem intencionalidade);
  • Dentre outros.

 
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Quais as vantagens de se adotar uma auditoria preventiva para sua empresa?

auditoria preventiva evita dores de cabeça para o empreendedor e ônus indesejados com multas e juros, além de prevenir consequências mais graves, como o bloqueio de operações do negócio.


Ainda, a empresa tem a tranquilidade de operar de modo mais transparente, preparado e com um cronograma bem estruturado de ações, o que garante mais comodidade e economia de recursos para se investir no core business do empreendimento.


Isso sem falar em mais legalidade e, como consequência, credibilidade no mercado. Logo, uma auditoria preventiva é um investimento válido, que irá implementar o desempenho do negócio em vários aspectos.


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Conte com a Batista e Associados para implementar uma auditoria preventiva em seu negócio

Se você quer assegurar a completa idoneidade das práticas financeiras de sua empresa, vale a pena investir em uma auditoria preventiva. Como você pode ver, este não é um trabalho corriqueiro e demanda muito conhecimento aplicado e manejo para ser bem executado.


Na hora de investir seu capital, não faça apostas: confie em quem é referência nesta área. É hora de conhecer  os serviços personalizados  da Batista & Associados.

Nosso escritório atua de modo multidisciplinar, com foco na prestação de serviços consultivos, de gestão contábil e auditoria. Conferir mais assertividade e segurança jurídica para seu empreendimento é nossa especialidade.

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