Para sustentar um empreendimento que busca a escalabilidade, ter uma visão clara das operações econômicas do negócio, é substancial para o equilíbrio das contas e para a alocação assertiva de recursos.
Saber de quanto a empresa dispõe para investimentos, qual o faturamento do negócio e o
O potencial de liquidez das despesas e custos de produção é a base para um crescimento sustentável.
É nesse sentido que o diagnóstico financeiro do negócio se tornou uma das ferramentas de mais utilidade para empreendedores arrojados.
Ao fazer uma leitura pormenorizada de indicadores de desempenho econômico, o gestor tem em mãos dados precisos que norteiam decisões inteligentes, criando as soluções que o mercado almeja sem comprometer o orçamento da empresa.
Que saber como implementar um diagnóstico financeiro eficiente em sua empresa? Confira o passo a passo que preparamos para você!
O que é um diagnóstico financeiro?
Consiste em um procedimento de análise pormenorizado de todos os registros, dados em estatísticas demonstrativas de toda a movimentação econômica, fiscal e contábil do empreendimento, buscando o mapeamento de ponta a ponta das finanças.
Ao sistematizar o desempenho da gestão de recursos de uma empresa em plano geral e transformá-los em indicadores de fácil leitura, o diagnóstico financeiro indica a real situação financeira da empresa, pavimentando um terreno seguro para o crescimento sustentável e investimentos seguros no futuro.
Isso porque, ao apurar e cruzar os indicadores certos, o diagnóstico financeiro equaciona os custos de produção, as despesas, receitas e lucratividade do negócio, podendo traçar estratégias realmente executáveis e eficientes considerando-se as finanças e objetivos do empreendimento.
Mas os benefícios desta metodologia não param por aí. Continue a leitura para compreender mais sobre como um bom diagnóstico financeiro de seu negócio pode acelerar resultados.
Pode te interessar: Vale a pena investir em auditoria preventiva.
Como fazer um diagnóstico financeiro de uma empresa?
Um diagnóstico financeiro depende, antes de tomar corpo em documentos, gráficos estatísticos, planilhas e apresentações, de um planejamento de execução com diretrizes claras dos indicadores que serão apurados.
Vamos aos fatores que precisam ser analisados.
Tenha uma gestão de fluxo de caixa
Parte basilar de um diagnóstico financeiro é ter uma visão clara de quanto de capital sua atuação de mercado está arrecadando.
Um método que merece especial atenção para assertividade desta natureza de análise é contar um com uma gestão de fluxo de caixa muito bem estruturada. Esta ferramenta é imprescindível para se ter uma avaliação efetiva da:
- Movimentação de entrada e saída de capital da empresa;
- Dos índices de liquidez;
- De capital de giro da empresa;
- Níveis de endividamento do negócio,
- Dentre outros elementos que permitem mapear o desempenho econômico do empreendimento.
Identifique seus custos e despesas
Após ter os dados do fluxo de caixa, mapeie de modo específico os custos e despesas para compreender quanto desses recursos realmente representam lucros.
Mensure gastos fixos, – como aluguel, salários, luz, água e IPTU – e gastos relacionados à produção – como compra de insumos, gastos com transporte e fornecedores.
Além de indicar exatamente de onde vêm as arrecadações de mais vulto e para onde vão os gastos mais onerosos da empresa, a gestão de custos ainda cumpre um papel
de delinear todas as operações financeiras do presente.
Apure o saldo a receber
Um diagnóstico financeiro visa preparar a empresa para atuar de modo planejado. Dessa forma, a empresa precisa ter um cálculo preciso de quanto de recurso tem a receber, preferencialmente. Considere:
- Vendas parceladas;
- Recuperações de créditos tributários e de clientes inadimplentes;
- Investidores;
- Dentre outros.
Por que fazer um diagnóstico financeiro?
Um diagnóstico financeiro permite redesenhar os projetos do negócio, compreender se oportunidades do presente são efetivamente viáveis e oferecer base para projeção de investimentos seguros no futuro.
Apesar de ser aplicável a qualquer momento para averiguar a saúde dos negócios, é particularmente recomendável em ocasiões nas quais o gestor busca se preparar para decisões de maior porte.
Por exemplo, no âmbito das startups, o diagnóstico financeiro é recomendável para priorizar as rodadas de investimentos. De modo acessório, um diagnóstico financeiro assertivo proporciona para os negócios:
- Redução de custos e despesas;
- Implementação da gestão financeira;
- Percepção de gargalos operacionais entraves na contabilidade dos negócios;
- Detecção de oportunidades de mercado;
- Alocação mais efetiva de recursos;
- Consolidação de dados sensíveis para o planejamento financeiro e estratégico.
Ao reunir todas estas informações de modo preciso, o diagnóstico financeiro torna possível estabelecer metas de controles de custos e criar estratégias para alcançá-los. Ainda é possível criar projetos para aplicação do dinheiro resultante em melhorias para o negócio.
Agora que você já compreende as características e finalidades de um diagnóstico financeiro, que tal ter o apoio de uma consultoria especializada?
Conte com o suporte da Batista e Associados!
A Batista e Associados é uma contabilidade reconhecida em Belo Horizonte por
entregar mais que serviços tradicionais. Trabalhamos de modo multidisciplinar, focado na prestação de serviços consultivos, gestão contábil, auditoria, perícia e formação continuada.
Entre em contato e conheça nossos serviços! Gostou deste artigo? Leia mais em nosso blog e conheça os conteúdos interativos de nossas Redes Sociais!
Confira também: Conheça o balanço patrimonial o papel dele na redução de custos.