A competitividade de uma empresa no mercado não começa pela entrega do produto ou serviço. Antes, precisa acontecer um processo de estruturação para pavimentar o caminho para uma boa atuação de mercado.
Nesse sentido, a auditoria interna é fundamental. Este procedimento busca verificar a regularidade de todos os processos internos do empreendimento como forma de mitigar qualquer irregularidade.
Assim, a auditoria de controle internos busca regulamentar as ações da empresa e fomentar a otimização contínua, o crescimento sustentável, o aumento da competitividade no mercado e a assertividade na governança do seu negócio.
Dessa forma, continue a leitura e conheça a importância da auditoria interna e como ela pode contribuir para uma empresa trabalhar de forma mais organizada e obter mais credibilidade frente ao mercado, continue a leitura!
O que é auditoria interna?
Por auditoria interna entende-se um conjunto de estratégias adotadas com o objetivo de promover aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão do desempenho interno.
A auditoria interna é, dessa forma, um mecanismo de revisão interna com o objetivo de zelar pela ética e detectar eventuais situações que estejam em desconformidade com as normas internas, e com a legislação do segmento da empresa.
Isso é feito por meio da implementação de uma cultura organizacional baseada na transparência e dinamicidade de processos.
Uma auditoria de controles internos é conduzida por membros destacados do próprio corpo administrativo da empresa e busca revisar o desempenho de algumas frentes de trabalho, tais como:
- Responsabilidade fiscal;
- Gestão responsável das finanças;
- Conformidade com a legislação que regem o empreendimento;
- Conduta de gestores e equipes;
- Procedimentos e tecnologias utilizadas;
- Compliance empresarial.
Ainda, uma auditoria interna não corrobora com o senso comum de ser um processo punitivo. Foca-se em metodologias disciplinares para o desenvolvimento contínuo da empresa e proteção patrimonial.
Leia também: A importância da Auditoria Contábil para garantir o Compliance Tributário da sua empresa.
Qual a importância da auditoria interna para sua empresa?
A auditoria interna supre a governança de uma empresa com informações sensíveis para que se avalie a qualidade e a maneira como a empresa desenvolve suas operações.
Ao fornecer um diagnóstico pormenorizado do desempenho da empresa, ela se torna indispensável para mitigar pequenas falhas antes que comprometam demandas maiores e para aprimorar as métricas operacionais da organização.
Dessa forma, o auditor interno deve ser alguém experiente no processo que analisa, assumindo, desta forma o propósito de:
- Aferir e qualificar possíveis falhas ou riscos em procedimentos internos;
- Avaliar práticas ou condutas em desconformidade com as políticas internas e a legislação;
- Estudar recursos e metodologias de otimização de performance, segurança e alinhamento jurídico dos processos internos a partir dos resultados mensurados.
Além disso, existem diversos tipos de auditoria de controles internos, confira a seguir quais são eles.
Tipos de auditoria de controles internos
A auditoria interna garante eficiência e segurança em cada processo da organização.
Para tanto, ela pode ser executada sob diferentes formatos, a depender do tipo de processo que a gestão deseja revisar, implementar ou aprimorar.
Confira as formas de auditoria de controles internos de mais importância para sua empresa:
- Auditoria Contábil e Financeira;
- Auditoria Fiscal e Tributária;
- Auditoria Gestional;
- Auditoria Operacional;
- Auditoria de Qualidade;
- Auditoria em Processamento Eletrônico de Dados;
- Auditoria Trabalhista e previdenciária.
Agora que você já conhece a importância da auditoria de controles internos para seu negócio, pode estar se perguntando qual o momento ideal para colocá-lo em prática.
Quando devo fazer uma auditoria interna?
Não existe um momento pré-determinado para execução deste procedimento, mas uma necessidade que precisa ser suprida.
Dessa forma, para detectar se seu empreendimento – ou algum departamento interno – necessita ser auditado, um dos primeiros indicativos são oscilações ou a não entrega de resultados.
Num segundo momento, verifique se a comunicação referente ao departamento é sólida, transmite segurança e apresenta transparência e coerência com dados anteriores.
Em caso de não transmitir firmeza suficiente ou os resultados apresentados forem pouco legíveis, é indicativo da necessidade de um processo de auditoria de controle interno.
Entretanto, vale lembrar que este procedimento é como uma espécie de pente fino que busca identificar falhas talvez ainda não visíveis. Assim, é recomendável que uma empresa realize uma auditoria de controles internos pelo menos uma vez ao ano.
Confira também: 4 dicas de contabilidade para você usar na sua empresa.
Conte com o suporte especializado da Batista e Associados
Quer verificar o desempenho geral de sua empresa e encontrar caminhos que possibilitem a potencialização de resultados para seu negócio?
Conte com o suporte de profissionais experientes na estruturação de uma auditoria de controles internos! Conheça a Batista e Associados!
Somos uma referência em soluções contábeis, e atendemos a empresas dos mais diversos segmentos. Fale com um de nossos atendentes e entenda como podemos otimizar os resultados de seu negócio!
Confira também: Auditoria contábil em Belo Horizonte: conheça as soluções da Batista e Associados.