Na gestão de pequenas e médias empresas, é preciso estar sempre atento à qualidade dos seus processos internos e ao desempenho do seu negócio como um todo.
No entanto, os indicadores que você acompanha podem estar desregulados em relação à real performance da sua empresa, ou não são capazes de detectar a fonte de um determinado problema. Isso pode ser sinal de alguma inconsistência nos seus registros, ou até de algum problema maior.
Como ferramenta ideal para investigar essa situação, existe a auditoria empresarial. Você sabe o que é uma auditoria? Tem ideia de como executar? Essa solução contábil pode ser crucial para o seu negócio, e ela é muito importante para negócios em crescimento.
Quer saber mais sobre a auditoria de pequenas e médias empresas? Aprenda mais com esta leitura!
O que é uma auditoria para pequenas e médias empresas?
Executar uma auditoria em uma empresa significa investigar uma série de operações realizadas dentro delas, de modo a identificar a existência de algum problema e apontar a sua causa.
Se nas microempresas é mais fácil para um gestor identificar possíveis falhas e irregularidades sozinho, nas pequenas e médias empresas, já é mais complicado fazer isso sem a execução de uma auditoria.
De modo geral, esse processo é composto por um amplo levantamento de dados, seguido de uma análise densa desses registros.
Portanto, o foco é averiguar se as demonstrações e as ferramentas de controle contábil estão batendo com os registros financeiros da empresa, fazendo uma análise minuciosa, a fim de identificar se tudo está sendo feito corretamente na gestão financeira.
Um processo similar é executado em outros departamentos, avaliando questões de natureza tributária, fiscal, trabalhista e jurídica. A auditoria pode ser focada em setores específicos de um negócio, ou agir de forma mais ampla.
Conheça quais são os tipos de auditoria
A auditoria pode ser executada de duas formas diferentes, essencialmente. Mesmo em pequenas e médias empresas, ambas as modalidades têm suas aplicações e utilidades.
Conheça os tipos a seguir:
Auditoria interna
A auditoria interna é aquela realizada por uma pessoa dentro da própria empresa, visando a localizar erros operacionais com base nos processos que ela mesma conhece bem.
O grande fator que limita esse tipo de auditoria é o fato de que um funcionário fixo da empresa não garante a mesma imparcialidade de um profissional externo.
Por isso, a auditoria interna não tem valor para fins judiciais, mas pode cumprir o propósito de detectar problemas internos, caso seja preferência do gestor. Mesmo que menos eficiente, ela pode ser mais barata e gerar menos movimentação dentro das suas operações.
Auditoria externa
A auditoria externa, por sua vez, é uma ferramenta muito mais completa de gestão. Isso porque, além de conferir mais confiabilidade a esse processo, ela tem mais eficiência em cada etapa.
Como o auditor costuma ser um profissional da contabilidade com ampla experiência nesse tipo de procedimento, ele consegue detectar erros com muito mais eficiência, e garantir que o parecer da auditoria seja coerente com a realidade. Veja mais vantagens a seguir!
Saiba quais são os benefícios de uma auditoria externa para a sua empresa
Seja para pequenas ou médias empresas, e até corporações de grande porte, a auditoria externa traz muitos benefícios para o seu negócio. Entre eles, podemos destacar os seguintes:
- Mais eficiência na detecção de fraudes;
- Utilidade para situações litigiosas judiciais;
- Confiabilidade para o público e acionistas;
- Melhor possibilidade de atrair investidores.
Leia também: Auditoria de custos: inteligência e rentabilidade para o negócio.
Entenda a importância da auditoria para pequenas e médias empresas
Para pequenas e médias empresas, a execução de auditorias é crucial justamente pelo estado em que elas costumam se encontrar no seu desenvolvimento.
Pelo porte, esse tipo de empreendimento costuma ter uma gestão contábil e financeira mais complexa que as microempresas, mas tende a estar mais focada no seu crescimento por meio de investimentos externos do que as grandes corporações.
Para garantir a qualidade da sua entrega de produtos ou prestação de serviços, bem como a confiabilidade dos seus demonstrativos financeiros e tributários, realizar auditorias de forma periódica é uma ótima forma de não apenas solucionar problemas, mas também de prevenir.
E por fim, um dos principais motivos para realizar auditorias externas, especialmente as de due diligence, é para atrair investimentos para a sua pequena ou média empresa. Esse procedimento aponta exatamente para aquilo que os investidores precisam saber sobre o seu negócio, e se vale a pena investir nele.
Leia mais: Due diligence: sua importância e como fazer corretamente.
Conte com a Batista para executar uma auditoria no seu negócio!
Atender pequenas e médias empresas é uma das maiores especialidades da Batista e Associados, e trabalhamos com negócios dos mais diversos segmentos de mercado, focando sempre em aprimorar suas operações.
Seja por meio da execução de auditorias ou pelos nossos demais serviços contábeis, que vão da regularização de empresas a consultorias contábeis, nosso foco é ajudar você a obter sucesso com seu negócio.
Para conhecer melhor o nosso trabalho e entender como cada uma das nossas soluções contábeis se adequam às necessidades do seu empreendimento, entre em contato com nosso time de especialistas!
Se tiver gostado deste artigo que acabou de ler, confira mais conteúdos no nosso blog ou siga as nossas redes sociais para conferir mais dicas sobre contabilidade e gestão de negócios.
Continue lendo: Auditoria contábil em Belo Horizonte: conheça as soluções da Batista e Associados.