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Due diligence: sua importância e como fazer corretamente

Você já ouviu falar em due diligence? Caso não conheça esse conceito, saiba que pode estar ignorando uma das principais estratégias para identificação de riscos e oportunidades em relacionamentos societários e empresariais.


É como se fosse uma auditoria, mas parte do princípio de estudar, analisar e avaliar todos dados e informações correspondentes aos setores contábeis, financeiros, jurídicos, tecnológicos, trabalhistas e previdenciários de uma empresa. Tudo isso geralmente é feito antes de se firmar uma parceria, contrato ou qualquer relação entre empreendedores.


Quer saber mais sobre como fazer corretamente a due diligence e qual sua importância? Quer entender como aplicar os benefícios desse modelo de auditoria em seu negócio? Então, continue a leitura deste artigo e aprenda como isso é possível.


Confira!

Qual é o conceito de due diligence?

Se você não sabe o que é a due diligence ou quer aprender mais sobre este importante conceito, neste tópico vamos acabar com essa sua dúvida inicial.


Due diligence 
pode ser traduzida como “devida diligência” (ou “diligência prévia”). Seu significado se remete exatamente a isso, já que é uma metodologia contábil que envolve um diagnóstico minucioso de uma determinada empresa antes de ser feita uma parceria. Obviamente, essa análise deve ser efetuada com a devida antecedência.


Sua principal funcionalidade é tida na avaliação de uma negociação comercial entre duas empresas. Desse modo, por meio dessa solução é possível avaliar todas as informações financeiras do passado, presente e futuro da organização com que você pretende fechar um negócio.


São analisados determinados indicadores financeiros dessa empresa, como liquidez, débitos tributários com as esferas públicas, dívidas contraídas a partir da inadimplência com obrigações acessórias, tendência histórica de desempenho, entre outros.


Como você deve imaginar, a execução dessa análise definitivamente requer um profissional contábil com bastante experiência em diferentes áreas de uma empresa, desde a tributária até a fiscal. Entretanto, cabe ressaltar que o foco principal costuma ser na parte financeira.


Leia também: Holding patrimonial: saiba o que é e como constituí-la.

Due diligence: qual a sua importância?

Essa grande quantidade de dados a levantar apenas demonstra a importância em realizar a due diligence antes de qualquer transação comercial. Essa auditoria é válida para negociações como:


Desse modo, a auditoria de due diligence analisa todas essas movimentações financeiras com o objetivo de mitigar riscos gerados pela empresa com a qual seu negócio está se relacionando.


Quando se tem em mãos um relatório com diversas informações, dados e indicadores sobre a empresa que você está negociando, é possível ter uma noção prévia se ela cumpre o papel que oferece, se transmite segurança e consegue te atender da forma que espera.


Portanto, a due diligence é capaz de gerar uma panorama mais nítido antes de suas transações comerciais. 


Então, constata-se que sua principal importância é assegurar a clareza necessária antes de uma negociação ou transação, possibilitando ao gestor ter conhecimento assertivo e concreto sobre a empresa-alvo.

Quais são os objetivos da due diligence?

Uma negligência nessa avaliação prévia pode fazer com que sua empresa crie vínculo com um negócio endividado, que gere passivos e processos à sua organização.


Logo, os objetivos dessa auditoria seguem a seguinte divisão, conforme os diferentes tipos de due diligence:

  • Due diligence de valuation: analisar o valor da empresa;
  • Due diligence para fusões e aquisições: avaliar os riscos e oportunidades nesses processos;
  • Due diligence compliance: conferir se os programas de compliance e anticorrupção estão sendo efetivos;
  • Due diligence contábil e tributário: entender quais tributos recaem sobre as atividades executadas pela empresa e quais são suas obrigações contábeis;
  • Due diligence ambiental: checar se a empresa cumpre as leis ambientais.


Agora que você já sabe o quanto as ações e os objetivos da due diligence são importantes nas negociações comerciais de sua empresa, continue a leitura deste artigo para entender como fazer corretamente!

Como fazer a due diligence em sua empresa

Ao ler os tópicos anteriores, você pôde perceber a grande importância na realização da due diligence. Como já abordamos, esse processo deve ser executado por um profissional contábil com experiência para analisar minuciosamente todos os detalhes financeiros e conhecer potenciais riscos em uma transação comercial.


Na execução desse processo, esse profissional faz um mapeamento com todos os principais detalhes do negócio-alvo. Para isso, é necessária uma operação de mineração de dados, onde todos os dados são levantados, entre documentos e relatórios dessa empresa.


Por fim, será apresentado um parecer técnico com os riscos, pontos de atenção e oportunidades positivas da empresa analisada nessa negociação comercial.


Esses pontos de atenção, que geram questionamentos, são conhecidos como red flags (“bandeiras vermelhas”, uma expressão comum na língua inglesa, que é sinônimo de “advertência”)Entre as red flags mais comuns podemos destacar:

  • Doações políticas;
  • Condições de trabalho indevidas;
  • Processos judiciais em aberto;
  • Alterações excessivas no endereço fiscal;
  • Mudanças frequentes de CNAE;
  • Alterações pouco claras no contrato social;
  • Pedidos de falência;
  • Recuperação judicial;
  • Débitos tributários em excesso;
  • Sanções.

Conte com a Batista

Agora que você conhece a importância da due diligence e viu que, para ser feita corretamente, é essencial a contratação de uma equipe especializada, gostaríamos de apresentar as soluções da Batista e Associados!


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