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Como organizar minha empresa para um processo de fusão

Grande parte da classe empresarial almeja expandir a lucratividade, potencializar uma marca ou até mesmo influenciar o mercado.


Nesse cenário, o processo de fusão, que já é uma tendência no mercado, vem ganhando cada vez mais força tanto no mercado brasileiro, quanto no internacional.


Trata-se de uma medida vital para conter o impacto econômico e financeiro nas empresas, sobretudo, após as consequências decorrentes do período de isolamento social durante a pandemia de Covid-19.


Quer saber sobre como organizar sua empresa para um processo de fusão? Entenda a importância dessa medida para a classe empresarial e não fique de fora dessa! Vamos lá?

O que é fusão de empresas?

Fusão de empresas é uma questão jurídica e uma reorganização de instituições. Nesse processo, dois ou mais empreendimentos são fundidas para que um novo possa surgir. 


Nessa operação, as pessoas jurídicas compõem uma só sociedade, que acumula todo o patrimônio, direitos e obrigações das instituições inseridas no processo.


Regulamentada pelo art. 228 da Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/76), a fusão acontece quando gestores empresariais percebem que a operação trará maior competitividade no mercado e também nos casos em que se queiram evitar riscos.


processo de fusão de empresas varia de acordo com os tipos de empresas envolvidas numa operação. Conheça a seguir quais são os tipos de fusões existem e como cada um funciona.

Os tipos de fusão

Os propósitos ou as organizações envolvidas, norteiam os tipos de fusões que podem acontecer. São elas:

  • Fusão Horizontal: acontece nas situações em que empresas fundidas pertencem a um mesmo setor ou à mesma indústria e, normalmente, há concorrência entre elas. O propósito desse tipo de fusão é expandir a participação de mercado, adquirir escala e representatividade;
  • Fusão Vertical: surge nas ocasiões em que empresas pertencem a negócios diferentes, mas ao mesmo tempo que se complementam. 


Vale destacar que elas podem ou não concorrer diretamente. Além disso, funcionam em distintas camadas no interior de uma mesma cadeia produtiva, procurando controlar a mesma, além de encontrar soluções conjuntas:

  • Conglomeração: ocorre nas situações em que empresas possuem tarefas distintas e sem relação com o propósito de diversificar o risco e aproveitar as oportunidades de investimento;
  • Extensão de mercado: trata-se de um cenário em que empresas confeccionam os mesmos produtos, no entanto, para mercados distintos. O propósito da extensão de mercado é acessar um mercado maior;
  • Extensão de produto: acontece nos momentos em que produtos das empresas têm alguma relação e funcionam no mesmo mercado. O intuito é agrupar produtos, entrar em contato com um maior número de clientes e identificar oportunidades.


Agora que você já sabe o que é o processo de fusão e quais são os tipos existentes, saiba como organizar uma empresa para concretizar a fusão empresarial.


Acompanhe também: Transformação, Cisão, Fusão e Incorporação de Sociedades: entenda as diferenças

Como organizar uma empresa para a fusão?

Saiba como organizar sua empresa para um operação de fusão assertiva. Vamos lá?

Faça alinhamentos

Alinhe todas as decisões a serem tomadas e todo o processo a ser feito com os envolvidos.


alinhamento é vital para o bom resultado da fusão de empresas. Isso porque predefinir os rumos que a nova organização irá tomar evita possíveis desgastes.

Faça acordos com os gestores envolvidos, determine qual será a contribuição de cada empresa e de que forma cada processo será feito, estabeleça um cronograma para execução do plano e defina os resultados esperados.

Estabeleça uma comunicação assertiva 

A fusão pode ser um momento traumático e de caos completo se não houver uma comunicação efetiva e clara entre os envolvidos.


Problemas como esse podem impactar um negócio, ou seja, trazer receios e insatisfações.

Nesse sentido, é fundamental estabelecer uma comunicação direta com todos os gestores e colaboradores, os quais participarão e serão afetados por essas mudanças.

Defina responsabilidades

Entregue a missão de cada um em suas mãos. Compartilhe as maiores responsabilidades com líderes de grupos menores. Assim, todos estarão cientes do que deve ser feito e como fazer.


Essa medida permite uma gestão mais assertiva e precisa com a potencialização da produtividade, já que cada líder acompanhará a execução de um processo empresarial.

Estabeleça a missão, a visão e os valores

Faça com que todos estejam cientes da nova cultura, demonstre as vantagens do processo de fusão e aponte onde se quer chegar com os processos predefinidos.


Assim, haverá a otimização dos processos. Afinal, tudo fica mais fácil quando se sabe o que fazer (missão), como fazer (valores) e para que fazer (visão).


Agora que você já sabe como funcionam os processos de fusão, conheça a Batista e Associados para ajudar a organizar a sua empresa.

Conheça a Batista e Associados

Batista e Associados é uma contabilidade com vasta experiência acerca do processo de fusões empresariais.


Os nossos especialistas atendem as demandas do cliente e propõem medidas estratégicas para organizar e colocar em prática uma fusão de empresas. Conheça a seguir, as nossas soluções em contabilidade para empresas:

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