Obter um controle assertivo sobre os indicadores financeiros que regem a sua empresa e saber como controlá-los é de fundamental importância para qualquer empresa independente do porte, nicho ou segmento do seu negócio.
Um dos conceitos mais importantes para a garantia da estruturação, plena execução de suas atividades e manutenção da saúde financeira de uma empresa é o capital de giro.
O capital de giro é extremamente importante para o condicionamento das operações de uma empresa e a falta dessa reserva financeira poderá acarretar em vários impactos comprometendo a continuidade da execução das atividades da empresa.
Dita importância do capital de giro em uma empresa, saiba agora como calcular e gerenciar de forma estratégica a reserva financeira do seu negócio. Vamos lá?
O que é o capital de giro?
O capital de giro em uma empresa pode ser compreendido como todos os recursos financeiros necessários que a organização necessita para manter o pleno funcionamento e condicionamento de todas as suas atividades regularmente.
Ou seja, é um investimento que fica reservado para pagamento de custos e despesas, garantindo o pleno condicionamento e funcionamento da empresa ao longo do tempo.
A avaliação e cálculo do capital de giro é extremamente importante para o controle e avaliação financeira do CNPJ da empresa, pois o indicador irá demonstrar quando a empresa já possui ativos líquidos e direitos que podem ser rapidamente convertidos em dinheiro.
O cálculo de gerenciamento do capital de giro em uma empresa levaram em consideração a quantia que uma empresa conseguirá ao converter todos os seus bens em dinheiro para a manutenção e garantia do condicionamento de suas atividades, como por exemplo: pagamento de impostos, pagamento de funcionários, pagamento de fornecedores, dentre outras questões que demandam resolução a curto prazo.
Qual a importância do capital de giro?
O capital de giro de uma empresa é extremamente importante para assegurar que a organização possua recursos para condicionar e manter o pleno funcionamento de todas as operações necessárias para a execução das atividades econômicas da empresa.
Sem ele as atividades econômicas da empresa podem estar comprometidas em um período de lucratividade abaixo da necessária para o condicionamento das atividades e operações da empresa, comprometendo assim, a sua manutenção e condicionamento básico de todas as suas operações.
Como fazer o cálculo do capital de giro em sua empresa?
O cálculo do capital de giro de uma empresa irá exigir que você tenha em mãos todo balanço atualizado de sua empresa, ou seja, um documento que possua o levantamento de todos os dados de controle gerencial e financeiro de forma atualizada.
O cálculo do capital de giro de uma empresa poderá ser feita através da seguinte fórmula:
Capital de Giro = Ativo Circulante / Passivo Circulante
O conceito de capital circulante não circulante é determinado pelo prazo de liquidez ou demanda de pagamento de determinado item ou serviços.
Os ativos circulantes de uma empresa podem ser definidos como bens, direitos e aquisições da empresa e possuem a capacidade de serem convertidos rapidamente em dinheiro para garantir o condicionamento de todas as atividades da empresa.
É válido frisar que os ativos da empresa, para serem considerados capitais circulantes deverão ter capacidade de liquidez em prazo inferior a um ano.
Os passivos circulantes de uma empresa são as obrigações que a empresa possui com terceiros para garantia do condicionamento das as atividades de sua empresa, sejam eles fornecedores, funcionários ou até mesmo os órgãos governamentais fiscalizadores.
Um passivo circulante também deve ter a capacidade de liquidez em prazo inferior a um ano.
Os dados de passivos e ativos em mãos, a empresa será capaz de deduzir o valor total das suas obrigações com base nos artigos que possuem e a partir disso será calculado o valor do seu capital de giro atual.
Exemplificando:
Ativos circulantes da empresa:
Saldo Bancário: 25.000;
Aplicações com prazo de liquidez inferior a um ano: 60.000.
Passivos circulantes da empresa:
Fornecedores: 10.000;
Salários: 9.000;
Despesas da empresa: 7.000.
Considerando a seguinte fórmula: capital de giro = (Soma dos Ativos Circulantes) – (Soma dos Passivos Circulantes), o capital de giro de sua empresa será de R$59.000,00.
Estar ciente e definir de forma estratégica o escopo desses números e dados é fundamental para que o empreendedor saiba se sua empresa possui capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações de curto prazo ao estruturar uma empresa.
Caso o seu capital de giro seja um número negativo, é sinal de que sua empresa não possui capital suficiente para o condicionamento regular de todas as suas atividades.
Esperamos que nosso conteúdo possa ter ajudado o leitor a compreender melhor este assunto, aprendendo a identificar os aspectos e monitorá-los.