Batista & Associados

Auditoria externa: entenda o que é e as razões para contratação

Um dos princípios fundamentais de uma gestão empresarial eficiente é principalmente o cumprimento de todas as obrigações junto aos órgãos governamentais fiscalizadores e condicionamento da regularidade tributária de uma empresa. 


É de crucial importância que todas as finanças de um empreendimento estejam alinhadas a todas as normas tributárias e obrigações que envolvem ou regem um empreendimento de acordo com seu segmento e especificidades. 


Para garantir um alinhamento e um melhor panorama entre a empresa, seu segmento e especificidades é necessário prever e limitar os riscos econômicos e financeiros de um empreendimento, buscando soluções estratégicas. 


Durante esse processo uma auditoria contábil independente exerce um papel fundamental.


Uma auditoria contábil externa ou independente é responsável por trazer mais segurança jurídica e econômica para um empreendimento, pois o principal objetivo da execução de uma auditoria independente é dar mais credibilidade às demonstrações financeiras da empresa.


Portanto, compreenda agora de forma detalhada como funciona uma auditoria independente, quais processos envolvem sua implementação em uma organização, qual sua importância para alcançar o máximo de benefícios oferecidos por essa prática além da sua importância para o ambiente empresarial. Confira!

O que é uma auditoria?

Antes de tudo é fundamental a compreensão de em que consiste uma auditoria contábil e quais são as suas principais finalidades em uma organização. 


Uma auditoria é um serviço responsável pela execução de forma minuciosa da investigação e análise de todos os processos financeiros da empresa e a apresentação do mesmo de forma detalhada aos gestores de uma empresa ao mesmo tempo em que seja clara e concisa. 


Uma auditoria contábil tem o objetivo de inspecionar se as operações financeiras e contábeis da empresa estão em conformidade com a legislação, com as metas e compromissos internos definidos previamente.


São diversos os benefícios que uma auditoria pode proporcionar a sua empresa, saiba agora como executá-la e condicionar de forma estratégica o controle sobre as finanças e os processos regulamentares que compõem a sua empresa.


Principais vantagens de realizar uma auditoria externa 


A auditoria externa pode proporcionar grandes benefícios, confira a seguir quais são as principais vantagens: 

  • Atestar registros contábeis;
  • Auxiliar na tomada de decisões;
  • Melhorar a confiabilidade da empresa perante os investidores;
  • Garantir o estrito cumprimento da legislação;
  • Evitar fraudes ou desvios;
  • Apontar falhas na administração;


As vantagens citadas acima, também são consideradas como diferenças entre os serviços de auditoria externa e interna

Auditoria contábil externa ou independente, em que consiste?

Para compreender em que consiste uma auditoria contábil externa, é necessário traçar um panorama entre os diferentes tipos de auditoria a serem implementados e executados em um empreendimento.


Uma auditoria contábil possui duas principais categorias e cada uma delas possui diferentes propósitos e finalidades.


Uma auditoria externa geralmente é executada exclusivamente por um auditor externo, alheio aos interesses da empresa, sem nenhuma relação com a organização auditada.


auditoria externa tem como principal finalidade atender a interesses de possíveis investidores e sócios, stakeholders e outros agentes externos a organização como uma instituição bancária ou órgão governamental.


A implementação e execução periódica de auditorias externas é de  fundamental importância para a atração de investidores e acionistas valiosos.

Por que contar com uma auditoria externa?

Uma auditoria externa, também conhecida como auditoria independente, é crucial para a manutenção e condicionamento da transparência financeira e econômica de uma organização e garantia da confiança entre os seus gestores, investidores e sócios.


Uma auditoria externa ou independente deverá ser planejada e executada de forma minuciosa e detalhista levando em consideração todas as obrigações que regem um negócio de acordo com suas especificidades jurídicas e fiscais.


Uma auditoria externa também deverá levar em consideração a lucratividade do da organização com base em todos os custos e gastos operacionais, sendo estes fundamentais para o condicionamento da funcionalidade e plena operação dos processos envolvendo a existência de um empreendimento. 


Além de realizar um levantamento estratégico de todos os ativos e todos os passivos da empresa e dívidas que a organização possa ter em seu nome.


Além disso, uma auditoria contábil externa será capaz de coordenar e gerenciar todo o setor contábil e financeiro de sua empresa, indicando seu real estado econômico. 


A partir disso, é possível viabilizar a elaboração de estratégias que possam corrigir processos financeiros falhos ou economicamente desvantajosos. 


Ou seja, a partir dos resultados apresentados por uma auditoria contábil a gestão de uma empresa assim como seus sócios serão capazes tomar decisões mais assertivas, com base nos dados apresentados, a respeito das operações contábeis e financeiras que envolvem a empresa.

Conheça as soluções da Batista e Associados

Agora que você já sabe como funciona uma auditoria externa, é hora de escolher o parceiro que o seu negócio precisa, aproveite para conhecer a Batista e Associados


Somos uma empresa de atuação multidisciplinar, voltada para a prestação de serviços consultivos, de gestão contábil, auditoria, perícia e de formação continuada.


Os sócios, conceberam uma empresa ágil, capaz de entender as demandas do cliente e propor soluções de alto nível com custos competitivos. Veja abaixo algumas das nossas soluções em contabilidade para médicos:

  • Contabilidade tributária;
  • Auditoria contábil;
  • Perícia contábil;
  • Abertura de empresa;
  • Gestão Contábil. 


Entre em contato conosco! Para ver mais artigos como este acesse o nosso blog, e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais

Auditoria externa: entenda o que é e as razões para contratação