Quando uma empresa está expandindo suas ações de mercado, investindo recursos em infraestrutura ou ampliação do corpo administrativo, por exemplo, só há a possibilidade de gerir estes investimentos de forma lucrativa tendo apurações muito bem consolidadas pelo balanço patrimonial.
O termo balanço remete ao princípio de equilíbrio das finanças: parte da premissa de que os ativos (recursos) do negócios têm necessariamente de ser equivalentes aos passivos (despesa). Logo, se esta equação não fecha, a empresa pode estar economicamente desregulada.
Dessa forma, o balanço patrimonial cumpre um importantíssimo papel na hora de um gestor conhecer a realidade financeira da empresa e promover a redução de custos do negócio.
Se você quer saber mais sobre como esta ferramenta pode melhorar o desempenho financeiro de sua empresa, continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Tenha uma boa leitura!
O que é o balanço patrimonial?
O balanço patrimonial é uma ferramenta de administração das finanças de um empreendimento substancial para que a saúde econômica da empresa seja mantida enquanto expande a abrangência de seus negócios.
Para cumprir este objetivo, a metodologia se baseia no levantamento e na apuração minuciosa da condição financeira do negócio em um determinado recorte de tempo, e considera todos os ativos, passivos e capital devido (como despesas, dívidas e obrigações fiscais) e patrimônio líquido de um empreendimento no período avaliado.
Esse processo geralmente é feito com objetivos estratégicos, para avaliar a viabilidade de um projeto, para saber se o momento é propício para determinado investimento, ou até mesmo para mensurar se a empresa completou um calendário de atividades com saldo positivo.
Assim, o balanço patrimonial cumpre um importante papel na redução de custos operacionais na empresa: ele identifica a forma de tributação, a pertinência desta ao perfil do empreendimento, a relação com fornecedores, os mecanismos de produção e processos internos – dentre outros fatores de destinação de capital – para dar soluções mais responsivas em em acordo com as condições do empreendimento.
Confira também: Vale a pena investir em auditoria preventiva.
O que deve ser considerado em um balanço patrimonial?
Como abordado, um balanço patrimonial apura uma gama de indicadores contábeis que demonstram o saldo de um empreendimento. Os principais demonstrativos apurados no balanço são: ativos, passivos e o patrimônio líquido.
Estes, por sua vez, podem se subdividir em circulantes e não–circulantes, e são elementos decisivos na hora de propor a diminuição de custos em um empreendimento. Vamos explorar mais a fundo o que cada um significa.
Ativos
Ativos englobam todos recursos, bens e patrimônios de qualquer ordem que que produzam valor capital. Se dividem em duas categorias:
- Circulantes: recursos que podem ser convertidos e valores em períodos menores que um ano;
- Não-circulantes: são bens, direitos e investimentos que demandam período maior que um ano para serem convertidos em dinheiro. Podem ser tangíveis – produtos materiais de fácil mensuração, ou intangíveis – bens incorpóreos, difíceis de serem mensurados.
Veja a seguir exemplos de bens tangíveis e intangíveis:
Tangíveis
- Imóveis;
- Equipamentos eletrônicos e maquinários;
- Estoques;
- Mobiliário;
- Veículos, dentre outros.
Intangíveis
- Marcas e patentes;
- Propriedades intelectuais;
- Ações;
- Contas a receber;
- Dentre outros.
Passivo
Passivos são as obrigações e compromissos financeiros correntes de uma empresa. Ou seja, são as dívidas que o negócio possui. Também se dividem em circulantes e não circulantes, sendo, portanto, classificados da seguinte forma:
- Circulantes: são obrigações que precisam ser liquidadas dentro de um ano: contas a pagar, fornecedores, impostos e tributação, despesas fixas, dentre outros;
- Não-circulante: todas as dívidas e despesas de qualquer natureza que tenham prazo de vencimento superior a um ano. São exemplos empréstimos e garantias de aporte.
Patrimônio líquido
O Patrimônio Líquido total do valor que resta dos ativos após o abatimento de todos os seus passivos. Dessa forma são classificados em:
- Capital social;
- Reservas de capital;
- Ajustes de avaliação patrimonial;
- Reservas de lucros;
- Ações em tesouraria;
- Prejuízo acumulado.
Agora que você já sabe como um balanço patrimonial funciona, é hora de compreender qual o papel dele na redução de custos para sua empresa.
Leia também: Revisão tributária: processo essencial em operações de fusão e aquisição.
Como o balanço patrimonial pode contribuir para redução de custos na sua empresa?
Além de cumprir uma obrigação fiscal prevista pelo Código Civil para grande parte do empreendedorismo no país, o balanço patrimonial permite uma visibilidade detalhada de como gerir os próximos passos para o empreendimento por meio de uma gestão inteligente que otimiza os processos e promove a redução de custos.
Isso irá permitir que identifique o melhor momento para poupar gastos ou destinar recursos em implementações para o negócio.
Logo, o balanço patrimonial é mais complexo e cumpre objetivos mais diretivos do que o controle do fluxo de caixa, ferramenta de gestão com a qual é comumente confundido.
De modo estratégico, um balanço patrimonial promove a redução de custos ao promover a otimização dos seguintes processos dentro de sua empresa:
- Aferimento do desempenho financeiro;
- Tomadas de decisão mais eficazes baseada em dados;
- Aprimoramento técnico do planejamento estratégico da empresa;
- Planejamento tributário mais assertivo;
- Análises de dados mais precisas e transparentes;
- Mais clareza de onde e quando injetar recursos financeiros.
Ainda, um balanço patrimonial bem organizado permite a antecipação na liquidez de despesas fiscais e tributárias de seu empreendimento. O cumprimento de obrigações fiscais em prazo adiantado pode assegurar uma redução sensível na taxação de alguns impostos.
Agora que você já conhece o balanço patrimonial e qual o seu papel na redução de custos para seu negócio, é hora de contar com especialistas no assunto.
Conheça as soluções da Batista e Associados!
Se você quer implementar mais assertividade ao desempenho econômico para seu negócio, destinando recursos de modo mais assertivo, com isso, evitando o gasto desnecessário em ações pouco estratégicas, é hora de conhecer as soluções da Batista e Associados!
Somos uma empresa de atuação multidisciplinar, com mais de 25 anos de experiência no mercado.
Nossos serviços são voltados para a prestação de serviços consultivos, de gestão contábil, auditoria, perícia e de formação continuada.
Entre em contato e fale com nossos consultores!
Curtiu este artigo? Está interessado em mais conteúdos como este? Continue navegando em nosso blog e conheça também nossas redes sociais!
Leia mais: Auditoria de controles internos: conheça a importância.