Está em dúvida se deve abrir ou não uma clínica oftalmológica em Belo Horizonte?
Estudos realizados pela Revista Lancet mostraram um aumento de 40% nos casos de miopias entre jovens de 5 a 18 anos. Os cientistas acreditam que o aumento da exposição a telas pode ter sido a causa do problema.
A vista disso, este ramo da medicina tem se aquecido nos últimos anos. Dessa forma, abrir uma clínica oftalmológica em Belo Horizonte se apresenta como uma excelente oportunidade para os profissionais que desejam investir na saúde dos olhos.
Possui interesse em abrir uma empresa no segmento assistencial? Leia este artigo e aprenda como montar uma clínica de oftalmologia em Belo Horizonte. Aproveite a leitura!
Você também vai gostar de entender sobre: BPO Financeiro para Área Médica: o que é e como pode ajudar na sua clínica.
O que é preciso saber para montar uma clínica oftalmológica?
Antes de montar uma clínica oftalmológica é preciso pensar no projeto como um todo. Afinal, não basta iniciar os atendimentos sem antes realizar um planejamento.
Portanto, é preciso definir: o público alvo, o meio para prospecção de clientes, quanto deve ser despendido para a compra de equipamentos, entre outros detalhes.
Além disso, também será necessário passar por algumas burocracias para a formalização da empresa, como a obtenção do CNPJ, a escolha do regime tributário e o tipo societário.
Sabemos que são muitos detalhes. Mas fique tranquilo. Afinal, criamos um passo a passo para que você entenda como abrir uma clínica de oftalmologia em Belo Horizonte.
Passos para montar uma clínica de oftalmologia em Belo Horizonte
Elabore um bom planejamento
O primeiro passo para elaborar um bom planejamento é pensar em tudo o que você irá precisa para trabalhar, como por exemplo:
- Quais são os equipamentos necessários para o seu consultório?
- Qual é o tamanho ideal de um consultório?
- As consultas serão particulares ou por meio de convênio médico?
- Seu centro oftalmológico fará parcerias com óticas e fabricantes de lentes de contato?
- Quem serão seus fornecedores e quais materiais serão necessários?
Após responder às perguntas focadas nas atividade fim, será possível saber com mais precisão quanto de dinheiro será necessário para realizar a abertura da sua empresa.
Em seguida, estude o mercado em que a sua empresa estará inserida. Para tanto, responda a algumas perguntas: quais são os produtos e serviços mais procurados? Quais deles oferecem mais retorno financeiro para as clínicas de oftalmologia?
Outro fato importante que também deve ser levado em consideração ao montar sua clínica em Belo Horizonte diz respeito à localização da mesma.
Dê preferência por locais de fácil acesso, próximos a pontos de ônibus, metrô e que, se possível, ofereça estacionamento.
E o mais importante, não se descuide da acessibilidade. Afinal, as empresas de saúde tendem a receber pessoas portadoras de deficiência.
Verifique as exigências legais e sanitárias
Um dos fatos importantes para qualquer clínica de oftalmologia é se adequar às exigências sanitárias. Isso irá determinar se o local poderá exercer suas atividades, além de garantir mais segurança para quem faz tratamentos no estabelecimento.
Para tanto, o empreendedor deve realizar:
- Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária;
- Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
- E obter a Licença de Funcionamento por meio da prefeitura.
Agora que você já pensou em todos os detalhes, é hora de partir para o processo de abertura da empresa. Veja abaixo os passos.
Como legalizar uma clínica de oftalmologia em Belo Horizonte?
Legalizar uma empresa consiste em realizar os trâmites necessários, previstos em lei, para o início das atividades. Confira quais etapas a serem seguidas.
Decida se vai empreender sozinho ou com sócios
Se você deseja empreender com outras pessoas, é preciso elaborar um contrato social.
Neste documento ficam registradas as informações gerais do seu negócio (nome e endereço, nomes e documentos de cada sócio, capital fornecido pelos sócios e suas responsabilidades e direitos).
Ao fazer o contrato social deve ser definida também a natureza jurídica da clínica oftalmológica. As opções são:
- Empresa Individual (EI);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
- Sociedade Limitada (LTDA);
- Sociedade Simples.
Esta etapa deve ser feita com o apoio de um contador, visto que a elaboração deste documento demanda conhecimentos jurídicos aprofundados. Além disso, um contrato social bem feito gera mais segurança para todas as partes.
Defina o regime tributário
Os impostos são compromissos que não podem ser evitados por nenhuma empresa. Contudo, o cumprimento dessa obrigação é benéfico para manter a legalidade da empresa.
Definir o regime tributário é extremamente importante para o sucesso da sua clínica de oftalmologia em Belo Horizonte, desde que a opção escolhida esteja adequada ao porte e atividades exercidas.
Atualmente, no Brasil, as empresas podem escolher entre os regimes:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
Porém, escolher adequadamente o regime tributário não é uma tarefa simples. A fim de fazer a melhor escolha, neste momento busque a orientação de uma contabilidade especializada para a área da saúde em Belo Horizonte.
Isso irá evitar que a sua empresa faça uma escolha que possa prejudicar as finanças no futuro.
Registre a empresa na junta comercial e faça as inscrições
Em seguida, o contador irá realizar o registro da sua empresa na Jucemg. Após a conclusão do registro será possível solicitar a emissão do CNPJ junto à Receita Federal.
Dessa forma, é necessário fazer a inscrição estadual ou municipal. No caso das clínicas de oftalmologia, que fazem parte do setor de serviços, a inscrição é municipal.
Portanto, sobre esta atividade incide o pagamento do ISS (Impostos sobre Serviços).
Caso o leitor deseje realizar abertura de uma clínica de oftalmologia em Belo Horizonte, não perca tempo! Entre em contato com os profissionais da Batista e Associados.
Somos uma empresa de atuação multidisciplinar, voltada para a prestação de serviços consultivos, de gestão contábil, auditoria e abertura de empresas.
O que você achou deste artigo? Foi útil para você? Deixe um comentário e conte sua experiência! E para acompanhar outros conteúdos de valor, acesse o nosso blog e siga as nossas redes sociais.
Aproveite e veja: Como regularizar uma Clínica ou Consultório?