É de conhecimento geral, quando o assunto é tributação no Brasil que o sistema tributário do país é oneroso e difícil de ser compreendido. Esta é a realidade no qual muitos empresários e pessoas físicas precisam lidar diariamente e os dados das últimas pesquisas comprovam o que estamos falando.
De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), são cerca de 53 alterações na legislação por dia útil.
É isso mesmo: desde a Constituição Federal (CF) de 1988, mais de 440 mil legislações tributárias já foram editadas, criando um cenário complexo para o empreendedor que deseja honrar seus compromissos sem o apoio de uma consultoria tributária especializada.
As dificuldades de cuidar do sucesso do próprio negócio sem uma contabilidade não param por aí. Levantamentos realizados anualmente pelo Banco Mundial deram conta, em 2021 – Apesar de o dado ser contestado pelo Governo Brasileiro – de que o empresariado brasileiro leva até 1.501 horas por ano para colocar as contas em dia com o Fisco.
No ramo industrial, esse profissional tem ainda mais relevância: estudos realizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) demonstram que este é o setor mais atingido pela carga tributária no país e que sofre mais prejuízos pelo modelo de arrecadação vigente, que chega a ser até cinco vezes mais pesado que em nossos vizinhos latinos.
Nesse cenário, a consultoria tributária para industriais vem tomando cada vez mais protagonismo no equilíbrio orçamentário de um empreendimento.
Já entendeu o quanto tentar “se virar por conta própria” neste setor pode comprometer seu sucesso? Então veja como uma consultoria tributária especializada vai tornar seu negócio mais lucrativo e garantir ganhos sensíveis em produtividade e segurança jurídica.
Consultoria tributária para indústrias: o que e para que serve?
A consultoria tributária tem como objetivo investigar a modalidade tributária em que o empreendimento está enquadrada, bem como levantar estatísticas dos gastos derivados da carga tributária.
Com base em evidências coletadas, a contabilidade irá atuar para que a empresa não pague tributos desnecessários. Visa também assegurar que não existam irregularidades fiscais, para que não incorram em multas ou penalidades à empresa.
Explicando: na legislação vigente, existem três formas mais comuns de se calcular os tributos de empreendimentos no setor industrial brasileiro. São elas o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Existem vários métodos que serão agregados no sentido de alcançar a redução de gastos com impostos.
Vantagens da consultoria tributária para indústria
Agora que você já entendeu melhor sobre o que e para que serve a consultoria tributária vamos compartilhar com você, quais são as suas vantagens.
- Redução de custos;
- Aprimoramento da gestão empresarial;
- Ajuda na recuperação de créditos tributários;
- Evite gastos desnecessários;
- Suporte em crises financeiras;
- Análises estratégicas.
Leia mais: O que é Recuperação de Crédito Tributário e como isso pode ajudar a sua empresa?
3 principais metodologias da consultoria tributária
Confira a seguir as três principais metodologias que podem ser aplicadas em sua empresa. Vamos lá?
Diagnóstico Tributário
O diagnóstico tributário consiste na coleta de informações sólidas sobre quanto você anda pagando de impostos e se há rendimentos de outras áreas derivando para o campo tributário para cobrir dividendos.
Isso, dentre vários outros indicadores, demonstram que há necessidade de se estudar qual regime tributário irá melhor favorecer o desempenho tributário de sua companhia.
Assessoramento na legislação que rege o setor
A consultoria tributária para indústrias também se dedicará a criar ou adequar o planejamento e a gestão da empresa, no sentido de atualizá-la sobre as legislações do setor da indústria, que, como vimos, são mais volúveis do que se imagina.
Por meio dos serviços de consultoria especializado, a empresa passa a atuar em conformidade firmando responsabilidade fiscal, como resultado todas as obrigações legais são mantidas em dia e cumpridas dentro do período correto.
Levantamento de créditos tributários
Em muitas situações, alguns tributos que incidem sobre o segmento da indústria são passíveis de restituição – como imposto sobre valor agregado (VAT), sobre bens e serviços ou tarifas alfandegárias, para citar alguns – e, sem o devido conhecimento da legislação, passam despercebidos e não são captados pelas empresas.
Portanto, esta é uma ação importante e tem foco em obter restituição de impostos, um direito que, muitas vezes, é desconhecido pelo empresário. O papel de um contador especializado, aqui, é fundamental para que você não perca dinheiro.
Saiba mais: Empresas têm direito à restituição de impostos
Uma consultoria tributária para indústrias vai garantir mais credibilidade para seu negócio
A contabilidade especializada será seu braço direito durante processos de fusões e aquisições, assegurando transições em conformidade com a legislação e de baixo impacto no orçamento.
Você também irá evitar se enrolar com despesas fiscais desnecessárias na criação de planejamentos sucessórios, uma prática bastante comum no segmento industrial.
Como pode ver, os benefícios são muitos. Com seus negócios seguros e livres de complicações com o Fisco, você poderá planejar ações de investimento com muito mais tranquilidade e assertividade.
Conte com a Batista & Associados e mantenha sua indústria em dia
Receba todos o suporte que seu negócio precisa, contando com um escritório de contabilidade para indústria experiente e com conhecimento técnico para lhe assegurar em situações fiscais, contábeis e trabalhistas.
Oferecemos assistência personalizada à indústrias para:
- Abertura e Regularização de empreendimentos;
- Regularização Fiscal;
- Planejamento Tributário.
Precisa de ajuda? Fale com um de nossos consultores! Somos uma empresa de atuação multidisciplinar e prestamos apoio consultivos para assuntos contábeis, periciais, para auditorias e formações continuadas.
Curtiu nosso conteúdo? Siga as nossas redes sociais e visite nosso blog para acompanhar outros conteúdos como este.
Continue lendo: Holding patrimonial: saiba o que é e como constituí-la