Ter seu nome como referência num segmento é o sonho de qualquer empreendedor. Um caminho de sucesso para esta conquista é garantir que o trabalho seja realizado de forma transparente e que transmita credibilidade ao cliente.
O melhor caminho para se projetar uma imagem positiva para o mercado é elevar o moral interno da empresa. É nesse sentido que muitos gestores contratam uma auditoria contábil feita por profissionais especializados.
Por meio de uma análise detalhada dos registros de despesas e receitas, é o serviço certo para quem deseja extinguir falhas nos processos internos, prevenir problemas com o Fisco, investigar a fundo a regularidade financeira da empresa e conquistar o tão desejado respeito e confiança no mercado.
Já conhece esta ferramenta? Quer saber como a auditoria contábil pode favorecer os negócios de sua empresa? Então, não perca este artigo!
O que é auditoria contábil e quais seus objetivos?
Quando um gestor contrata uma auditoria contábil para sua empresa, entra em cena uma meticulosa análise documental acerca de todas as operações contábeis realizadas pela empresa em um período determinado, ou mesmo por todo o tempo de atividade da empresa. Isso será definido conforme os interesses do empreendedor.
Por meio de métodos especializados, dados contidos em registros e documentos, são corroborados com movimentações bancárias realizadas à época, extratos e comprovantes, por meio de diferentes métodos em diferentes coletas, para verificar se alguma inconsistência é identificada durante o processo.
Desta forma, é possível detectar improbidades administrativas, irregularidades ou falhas operacionais.
A auditoria pode acontecer de duas diferentes formas, que se complementam: as auditorias internas, quando realizadas por setor contábil próprio da empresa ou externas, quando executadas por uma assessoria contábil contratada especificamente para este fim.
A esta altura, você pode estar se perguntando quais os principais propósitos de se implementar uma auditoria contábil, certo? De modo geral, são eles:
- Revisar processos contábeis, com o objetivo de identificar vícios no processo;
- Investigar possíveis fraudes e irregularidades;
- Alcançar uma visão precisa do condicionamento financeiro da empresa;
- Identificar eventuais desajustes legais ou fiscais com fins de regularização.
Agora que você já sabe o que é auditoria contábil continue nesse artigo para saber as diferenças entre auditorias internas e externas.
Leia mais: Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa?
Auditoria Interna X Auditoria Externa: há diferenças?
Num primeiro momento, é importante destacar que a organização interna da empresa irá determinar alguns parâmetros. A empresa possui uma contabilidade própria? Existe um setor jurídico?
Muitas vezes, a auditoria externa se faz necessária pela simples indisponibilidade de pessoal especializado neste tipo de procedimento.
Entretanto, em muitos casos, o procedimento pode, sim, ser diferenciado a partir do objetivo. Vamos abordar as especificidades de cada um, em seguida.
Auditoria interna
Auditoria contábil interna pode se objetivar à análise de procedimentos da empresa realizada por um profissional que já atua dentro da companhia, podendo se tratar de um contador, jurista ou engenheiro de produção, por exemplo.
São aplicadas em situações de baixa complexidade, onde o que se busca é verificar a estabilidade financeira e regularidades frente ao mercado, receita ou previdência; também pode ser utilizada como mecanismo de verificação da necessidade de atualização ou reciclagem de procedimentos internos.
São realizadas por profissionais com conhecimento de normas regulatórias do procedimento que se está sendo investigado, como ISO 9001 ou regime previdenciário, por exemplo.
Auditoria externa
Muitas vezes, quando se procura o suporte de um auditor independente, essa demanda é justificada por algum indício de irregularidade ou incorreção em procedimentos da empresa.
Análises minuciosas de demonstrativos contábeis, fiscais e tributários, levantamento de movimentações bancárias, investigação de possíveis irregularidades e produção de relatórios detalhados sobre cada atividade realizada no período verificado – desde que pertinentes ao assunto apurado – serão medidas aplicadas com foco na solução do que possa vir a estar inadequação como a legalidade dos procedimentos.
O que motiva a contratação externa é a busca por garantia de imparcialidade e a introdução de profissionais com a formação necessária para a adequada realização da auditoria contábil.
Com as diferenças entre os tipos de auditorias, continue nesse artigo para saber quando uma auditoria é necessária.
Quando uma auditoria contábil é necessária?
Num primeiro momento, é importante destacar que a auditoria contábil é uma obrigatoriedade em alguns segmentos, como para empresas que usufruem de benefícios fiscais, instituições financeiras.
Além de algumas modalidades de consórcios, planos de saúde, sociedades anônimas de capital aberto ou empresas com ativo total ou superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$300 milhões, conforme Artigo 3º da Lei nº 11.638.
Entretanto, as aplicações de uma auditoria contábil não param por aí. Ela surge como uma solução na hora de otimizar práticas de contabilidade ou tributárias, além de nortear a empresa em períodos de crise. Problemas com a Receita Federal são exemplos: caso a empresa tenha sua declaração retida, será imperativo que se “passe um pente fino” para detectar a origem do problema.
Se existem indícios de que seu empreendimento está em desequilíbrio financeiro, fiscal ou caminhando para irregularidades legais que possam sugerir fraude ou inadequações nas demonstrações contábeis, uma auditoria fiscal é uma medida que não pode ser deixada para amanhã.
Nessas horas, conte com profissionais contábeis especializados para manter sua empresa longe de processos judiciais ou do “fantasma” da malha fina.
Leia também: 4 dicas de contabilidade para você usar na sua empresa.
Conte com uma Contabilidade que é referência em Auditoria Contábil para seu negócio!
Sua empresa está sofrendo com turbulência nos negócios e identificar a origem do problema é desafiador demais? Não perca tempo e conte com os consultores especializados da Batista & Associados.
Somos uma contabilidade de atuação multidisciplinar, voltada para a prestação de serviços consultivos, de gestão contábil, auditoria e temos a solução que seu negócio precisa.
Entre em contato e fale com um de nossos especialistas! Para mais conteúdos, curta nossas redes sociais e continue navegando pelo nosso blog. Temos muito mais para você!
Continue a leitura: Holding patrimonial: saiba o que é e como constituí-la