Se você é um empreendedor em busca de crescimento dos negócios, precisa conhecer o valuation, uma ferramenta inteligente que demonstra o valor que sua empresa alcançou no mercado.
O valuation de uma empresa dá base para negociações importantes – seja a venda da empresa, tomada de parte em parcerias, oferta de bens ou serviços em troca de aportes de capital, dentre outros.
Sem uma noção do real valor da empresa, o gestor fica sujeito a percepções subjetivas que irão variar muito conforme o interesse das partes sobre aquilo que está em jogo.
O resultado são decisões comerciais mal avaliadas – por subestimar o valor do próprio negócio – ou perdas de oportunidades valiosas – por uma avaliação muito elevada ou pouco condizente com a real situação da empresa.
Quer saber como realizar o valuation da empresa e ter dados verdadeiramente atrativos sobre seu negócio para atrair investidores e ainda possuir base para perceber se um projeto vale ou não seu engajamento?
Continue a leitura e aprenda como calcular o valuation de seu negócio!
O que é valuation?
O valuation é um processo de avaliação de empresa frente ao mercado que não se baseia apenas em um cálculo de patrimônio – ou custos de produção de produtos ou serviços. A estratégia considera também o valor intrínseco de um negócio.
Nele, o empreendedor procura um grupo de analistas de mercado, executivos do universo dos investimentos ou especialistas em finanças e requisita uma avaliação da sua empresa a partir de uma análise profunda.
São Indicadores relevantes para o valuation do seu negócio:
- Preço/Lucro: verifica quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo lucro produzido por suas operações;
- Enterprise Value / EBITDA: lucro bruto, isento de impostos;
- Preço / VPA: confronta preço e valor patrimonial de um ativo;
- Dividend Yield: considera dividendos distribuídos pelos últimos 12 meses sobre o valor de uma ação.
Contar com o suporte de um contador especializado neste processo é fundamental para o sucesso dos negócios. Este profissional fará o levantamento dos indicadores certos para apresentar ao mercado.
Quando é preciso calcular o valuation de sua empresa?
Conhecer o valuation de uma empresa indica o valor que suas operações possuem no mercado. Logo, ele indica se o seu empreendimento está demonstrando relevância para o público – desde consumidores, passando por órgãos de governo até grandes investidores.
Durante a gestão das finanças corporativas, o cálculo do valuation é um dos principais indicadores sobre qual ciclo de vida do negócio está ancorado necessário para mostrar, por exemplo, em qual ciclo de vida a empresa está.
Além disso o valuation é um indicador que fundamenta uma série de tomadas de decisões importantes para o futuro dos negócios de forma estratégica, tais como:
- Revisão do modelo societário;
- Fusões e aquisições de empresas;
- Disputas judiciais;
- Abertura da empresa na bolsa;
- Processo sucessório;
- Venda da empresa (ou parte dela);
- Captação de investidores.
Mas afinal, como calcular o valuation da empresa? Veja a seguir.
Quais os tipos de cálculo de valuation?
A esta altura, você já compreende os objetivos de um valuation e os principais momentos em que ele é aplicável ao negócio. Agora, é hora de conhecer os principais métodos para se calcular o valuation de sua empresa, conforme o momento dos negócios.
Fluxo de Caixa Descontado
Considerado o método mais preciso, este tipo de avaliação analisa o fluxo de caixa e revisa receitas, custos e despesas.
A partir disso avalia-se a taxa de desconto: este indicador considera a do capital ao decorrer do tempo.
Ao final, é realizada a soma do fluxo de caixa. Deste valor, é feita a subtração da taxa de desconto. o valor final encontrado será o Valuation. Assim, a fórmula utilizada é:
- Patrimônio líquido = ativos – passivos
Liquidação de ativos
Esta forma de valuation de empresas é utilizada quando a gestão deseja verificar o valor de venda ou encerramento da empresa.
Neste método, soma-se todos os ativos e subtrai deste saldo os passivos. Os bens materiais da empresa devem ser incluídos – visto que são de fácil vendagem em conversão em capital.
Busca oferecer dados concretos sobre quanto o titular irá conseguir com a venda da empresa.
Capital de risco
O capital de risco verifica o retorno financeiro captado pela empresa em um período determinado.
É muito utilizado em empresas com alto potencial lucratividade, como startups. Este método é voltado para o investidor, que pode avaliar a margem de lucro caso realize a retirada de seu investimento.
Esta forma de valuation também gera demonstrativos para o investidor sobre qual o valor o interessa aplicar em um negócio.
Agora que você conhece alguns dos principais métodos de calcular o valuation de empresa, cabe destacar que estabelecer uma cultura de realizar a avaliação de uma empresa periodicamente possibilita compreender o histórico de desempenho do negócio.
Isso permite criar planos de ações estratégicos para a expansão dos negócios e fortalecimento da marca.
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