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Valuation de empresa: quando e como calcular?

 Se você é um empreendedor em busca de crescimento dos negócios, precisa conhecer o valuation, uma ferramenta inteligente que demonstra o valor que sua empresa alcançou no mercado.

valuation de uma empresa dá base para negociações importantes – seja a venda da empresa, tomada de parte em  parcerias, oferta de bens ou serviços em troca de aportes de capital, dentre outros.

Sem uma noção do real valor da empresa, o gestor fica sujeito a percepções subjetivas que irão variar muito conforme o interesse das partes sobre aquilo que está em jogo.

O resultado são decisões comerciais mal avaliadas – por subestimar o valor do próprio negócio –  ou perdas de oportunidades valiosas – por uma avaliação muito elevada ou pouco condizente com a real situação da empresa.

Quer saber como realizar o valuation da empresa e ter dados verdadeiramente atrativos sobre seu negócio para atrair investidores e ainda possuir base para perceber se um projeto vale ou não seu engajamento?

Continue a leitura e aprenda como calcular o valuation de seu negócio!

O que é valuation? 

valuation é um processo de avaliação de empresa frente ao mercado que não se baseia apenas em um cálculo de patrimônio – ou custos de produção de produtos ou serviços. A estratégia considera também o valor intrínseco de um negócio. 


Nele, o empreendedor procura um grupo de analistas de mercado, executivos do universo dos investimentos ou especialistas em finanças e requisita uma avaliação da sua empresa a partir de uma análise profunda. 


São Indicadores relevantes para o valuation do seu negócio:

  • Preço/Lucro: verifica quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo lucro produzido por suas operações;
  • Enterprise Value / EBITDA: lucro bruto, isento de impostos;
  • Preço / VPA: confronta preço e valor patrimonial de um ativo; 
  • Dividend Yield: considera dividendos distribuídos pelos últimos 12 meses sobre o valor de uma ação.


Contar com o suporte de um contador especializado neste processo é fundamental para o sucesso dos negócios. Este profissional fará o levantamento dos indicadores certos para apresentar ao mercado. 

Quando é preciso calcular o valuation de sua empresa?

Conhecer o valuation de uma empresa indica o valor que suas operações possuem no mercado. Logo, ele indica se o seu empreendimento está demonstrando relevância para o público – desde consumidores, passando por órgãos de governo até grandes investidores.


Durante a gestão das finanças corporativas, o cálculo do valuation é um dos principais indicadores sobre qual ciclo de vida do negócio está ancorado necessário para mostrar, por exemplo, em qual ciclo de vida a empresa está. 


Além disso o valuation é um indicador que fundamenta uma série de tomadas de decisões importantes para o futuro dos negócios de forma estratégica, tais como:

  • Revisão do modelo societário; 
  • Fusões e aquisições de empresas;
  • Disputas judiciais;
  • Abertura da empresa na bolsa;
  • Processo sucessório;
  • Venda da empresa (ou parte dela);
  • Captação de investidores.


Mas afinal, como calcular o valuation da empresa? Veja a seguir.


Quais os tipos de cálculo de valuation?

A esta altura, você já compreende os objetivos de um valuation e os principais momentos em que ele é aplicável ao negócio. Agora, é hora de conhecer os principais métodos para se calcular o valuation de sua empresa, conforme o momento dos negócios. 

Fluxo de Caixa Descontado

Considerado o método mais preciso, este tipo de avaliação analisa o fluxo de caixa e revisa receitas, custos e despesas.


A partir disso avalia-se a taxa de desconto: este indicador considera a do capital ao decorrer do tempo.


Ao final, é realizada a soma do fluxo de caixa. Deste valor, é feita a subtração da taxa de desconto. o valor final encontrado será o Valuation. Assim, a fórmula utilizada é: 

  • Patrimônio líquido = ativos – passivos

Liquidação de ativos

Esta forma de valuation de empresas é utilizada quando a gestão deseja verificar o valor de venda ou encerramento da empresa. 


Neste método, soma-se todos os ativos e subtrai deste saldo os passivos. Os bens materiais da empresa devem ser incluídos – visto que são de fácil vendagem em conversão em capital. 


Busca oferecer dados concretos sobre quanto o titular irá conseguir com a venda da empresa.

Capital de risco

O capital de risco verifica o retorno financeiro captado pela empresa em um período determinado.


É  muito utilizado em empresas com alto potencial lucratividade, como startups. Este método é voltado para o investidor, que pode avaliar a margem de lucro caso realize a retirada de seu investimento. 


Esta forma de valuation também gera demonstrativos para o investidor sobre qual o valor o interessa aplicar em um negócio.


Agora que você conhece alguns dos principais métodos de calcular o valuation de empresa, cabe destacar que estabelecer uma cultura de realizar a avaliação de uma empresa periodicamente possibilita compreender o histórico de desempenho do negócio.


Isso permite criar planos de ações estratégicos para a expansão dos negócios e fortalecimento da marca. 


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Batista e Associados  reúne uma equipe de profissionais multidisciplinares, capazes de levar resultados a empresas dos mais diversos segmentos. 


Com mais de 25 anos de mercado, temos excelência na prestação de  serviços contábeis e perícia empresarial, com profissionais com experiência em fazer valuation de empresa.


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Valuation de empresa: quando e como calcular?