Batista & Associados

Gestão de Recursos Humanos para Transportadoras

recursos-humanos-para-transportadoras

Com a evolução do mercado de trabalho, o antigo conceito de departamento de pessoal —  anteriormente apenas focado em atividades burocráticas — evoluiu para o conceito de gestão de pessoas. Neste novo modo de se olhar para os negócios, o objetivo é fazer deste setor um núcleo de desenvolvimento de talentos na empresa. 


Deste modo, estes setores são bastante estratégicos para o desempenho de transportadoras — negócios multidisciplinares e dinâmicos — e contribuem para a agilizar os processos, capacitar e estimular equipes e entregar bons resultados aos clientes 


No mercado contemporâneo tornou-se notório o papel da Gestão de Recursos Humanos e as empresas que investem em programas de capacitação têm até 74% mais engajamento, e, se você quer se destacar no ramo das transportadoras — mercado que vem se tornado cada vez mais competitivo nos últimos anos — precisa estar preparado.  Quer saber como implementar a Gestão de Recursos Humanos para transportadoras? 


Este artigo é para você!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é o setor focado na administração da vida funcional dos colaboradores de uma empresa. Para tanto, adota medidas que visam cuidar da regularidade da situação trabalhista e aprimoramento profissional de funcionários por meio de boas práticas administrativas.


As obrigações trabalhistas são cumpridas a partir de demandas operacionais, como gestão de pagamentos, direitos trabalhistas e conformidade legal das atividades e jornadas, por exemplo. 


Já no sentido do desenvolvimento profissional, a gestão de pessoas cuida de questões como clima, organização, elaboração de planos de carreira que possibilitem o crescimento dos colaboradores, e eventualmente, desenvolve treinamentos e capacitações relevantes para a melhoria do desempenho operacional das equipes. 


Deste modo, a gestão de pessoas para transportadoras precisa consolidar estratégias tanto de melhoria de desempenho, estímulo à captação dos talentos dos quais as empresas dispõem para enquadrá-los nos ambientes mais propícios ao desenvolvimento de suas capacidades, quanto envolvê-los nos valores e objetivos da empresa.


Confira agora de que modo isso acontece. 

Quais os principais pilares da gestão de pessoas?

Como vimos, a gestão de pessoas envolve uma série de análises e estratégias para desenvolver um ambiente de trabalho transparente, escalável com oportunidades para desenvolvimento para seus profissionais. 


Entretanto, estas práticas são desenvolvidas com muito estudo que envolvem não só os objetivos da empresa, mas integram conhecimento de diferentes áreas da gestão dos negócios e os consolidam em diretrizes basilares para o envolvimento dos negócios. 


Os principais pilares para otimizar o desempenho e promover a organização da Gestão de Recursos Humanos para transportadoras, são: 


  • Liderança;
  • Motivação; 
  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação;
  • Capacitação.


Entretanto, para a implementação desses princípios em uma transportadora, o gestor precisa de habilidade para identificar, mapear e criar soluções para os gargalos de cada tipo de negócio.


Existem metodologias que podem facilitar o alcance destes resultados. Continue a leitura para compreender mais sobre o processo.

Os desafios da gestão de pessoas em transportadoras

Como mencionado, uma transportadora lida com diversas frentes operacionais, com diversas áreas de especialização, que em suas rotinas diárias, têm necessidades distintas entre si, mas trabalham em uníssono para um resultado de qualidade. 


Some a isso ao corrido controle do tempo para entregar o melhor serviço em menor tempo, e você tem um grande desafio nas mãos dos gestores de Recursos Humanos para transportadoras, que demandam muita análise para poder operacionalizar um fluxo que opere complementarmente, com precisão e continuidade. 


Além do aspecto da produtividade qualitativa, há, ainda, a necessidade de produzir soluções simultaneamente, enquanto se trabalha estratégias para contenção de gastos — já que a desatenção neste sentido pode levar a custos impeditivos de produção.


Isso porque a tributação para a área é alta e gastos não planejados podem onerar a produção ainda mais, configurando mais um desafio para crescimento sustentável dos negócios.

Práticas de gestão de pessoas para adotar na sua transportadora

Como, então, vencer estes desafios que cercam tanto a produção de lucro em uma empresa? Conheça, agora, as melhores práticas de Gestão de Recursos Humanos que irão garantir mais eficiência à sua transportadora. 

Faça um planejamento alinhado às necessidades da transportadora 


Realize um diagnóstico do desempenho operacional e a real situação financeira da transportadora.


Desta forma é possível um plano de negócios que contemple estratégias tangíveis para mitigar falhas operacionais, entraves na produção, gastos exacerbados e preparar a empresa para promover as melhores tomadas de decisão diante de obstáculos típicos do ramo dos transportes de cargas.


Trabalhar com bons indicadores de desempenho — os KPIs — pode ser uma escolha estratégica para ter uma projeção eficaz de etapas vindouras do negócio. A partir destes dados, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo para sua transportadora

Monitore a qualidade dos processos

Com uma equipe alinhada com os objetivos da transportadora, norteada por um plano estratégico eficiente, a busca pelos cumprimentos acaba incorporada à da cultura da empresa. 


Entretanto, os gestores devem estar atentos às tendências de mercado e revisar constantemente as metodologias de execução de processo, prezando pelo vanguardismo na qualidade dos serviços prestados.


O setor de gestão de Recursos Humanos deve implementar relatórios para monitorar o desempenho interno e oferecer feedbacks às equipes sempre que possível, fazendo da “comunicação” uma prática viva na empresa.

Analise os resultados finais 

Feito isso, a gestão de Recursos Humanos irá levantar dados e apurar informações de desempenho das equipes ao final de cada entrega. 


RH deve compartilhar os resultados internamente, gerando estímulo às boas práticas e encontrando respostas rápidas para situações como baixa qualidade, gargalos de produção ou processos dispendiosos.


Isso manterá sua transportadora no caminho da melhoria constante de desempenho, motivação e engajamento dos colaboradores.

Conte com o suporte da Batista e Associados para a Gestão de Recursos Humanos para sua Transportadora!

Agora que você conhece a importância da gestão de Recursos Humanos para transportadoras, conte com a expertise da Batista e Associados para implementar este serviço de modo inteligente em sua empresa!


Somos uma contabilidade de atuação multidisciplinar que reúne tradição e modernidade em nosso modo de trabalho, reconhecidos pela excelência e resultados em nossas entregas


Podemos garantir o máximo desempenho e qualidade ao desenvolvimento de pessoal em sua transportadora, deixando a gestão livre para se focar em estratégias de mercado. 


Entre em contato e conheça nossos serviços!


Gostou deste conteúdo? Confira outros em nosso blog e em nossas redes sociais!


Leia também: Contabilidade para Transportadoras em Belo Horizonte: conheça a Batista

Gestão de Recursos Humanos para Transportadoras