Batista & Associados

Precificação de serviços médicos: Como calcular

Definir corretamente o preço cobrado dos serviços médicos nem sempre é uma tarefa fácil. Diversos fatores podem influenciar no valor de cada tipo de serviço. 


Sendo assim, se você leitor, está pensando em montar um consultório médico, certamente precisará realizar a precificação de serviços médicos


Pensando nisso,  preparamos este artigo que vai ajudar os nossos leitores a calcular corretamente o preço de seus serviços, a fim de obter maior lucratividade.  Então leia o nosso artigo até o final e veja como precificar serviços médicos. 


Confira em nosso blog: Como montar uma clínica de oftalmologia em Belo Horizonte?


Saiba diferenciar preço de valor 

O primeiro passo, que todo médico precisa saber, é a diferença entre valor e preço. 


Sendo assim, compreendemos como preço de um serviço, o quanto custa para que ele seja executado. Deste modo, para defini-lo será preciso considerar fatores como margem de lucros, demanda, custos de produção, análise da concorrência e etc. 


Diante disso, podemos afirmar que, muitas vezes, o preço oferecido é um dos maiores influenciadores de uma venda. 


Já o valor pode ser definido conforme o nível de satisfação de seus consumidores. Ou seja, quando um cliente faz uma compra ele atribui valor a um produto ou serviço, chegando até a pagar um preço mais alto. Portanto, o valor está relacionado à qualidade de um serviço. 


Agora que você já sabe qual é a diferença entre esses dois conceitos, vamos ver o que é necessário para realizar a precificação de serviços médicos


Quais são os critérios necessários para a precificação de serviços médicos?


A fim de explicar como o processo de precificação de serviços médicos separamos alguns critérios importantes que devem ser adotados. Confira a seguir: 

  1. Conheça o perfil do seu paciente;
  2. Saiba qual é o seu foco (atenderá por convênios, de forma particular, ou ambos);
  3. Faça uma pesquisa de mercado;
  4. Calcule os custos fixos com colaboradores; 
  5. Calcule os custos com a estrutura do seu consultório;
  6. Calcule os gastos com cursos de especialização profissional;
  7. Simule o cenário ideal de receita para a clínica médica.


Após seguir cada um  desses poderá definir corretamente qual será o valor praticado para cada tipo de serviço e atendimento realizado. 


Além disso, é de fundamental importância a realização de uma boa gestão financeira, assim é possível ter um maior controle dos atendimentos e entender quais serviços geram mais retorno para o seu negócio. Permitindo que você atinja de forma saudável, todos os seus objetivos e metas de crescimento. 


Passo a passo para a precificação de serviços médicos


Acompanhe o passo a passo até o final e saiba quais os componentes do cálculo de precificação. 


Defina uma margem de lucro

O primeiro passo, para obter bons resultados com o cálculo de precificação, é fazer a projeção de margem de lucro. 


Assim, você poderá calcular com maior precisão o valor dos serviços a serem cobrados. O que permite que sejam feitos reajustes, de acordo, com os resultados obtidos nas análises de concorrência. 


Avalie os custos fixos

Durante a formação de preços de uma clínica médica, cabe ao empreendedor colocar na ponta do lápis todos os custos envolvidos na atividade de seu negócio.  Sendo assim, vale listar os valores pagos com aluguel, contas de água, luz, gás e etc. 


Inclua também os custos variáveis 

Investimentos como os feitos em marketing digital, também precisam estar listados na hora de realizar a precificação de serviços médicos.  Deverão ser incluídos os valores de materiais utilizados nos procedimentos ambulatoriais, aumento da demanda com exames e do número de pacientes. 


Monitore os valores praticados pela concorrência 

Evite levar em consideração apenas o cálculo no momento da precificação, é importante também verificar os preços praticados pela concorrência. 


Caso o preço da concorrência ainda esteja muito abaixo do seu, busque uma forma de equilibrar os custos. Para isso, revise os custos fixos, operacionais e variáveis. Evitando assim, que sua empresa cobre mais caro que as demais no mercado. 


No contexto em geral, é de fundamental importância que o empreendedor compreenda qual o cenário em que sua clínica está inserida e o público-alvo dos serviços. 


Se você é médico e ainda possui dificuldade em precificar seus serviços médicos ou realizar corretamente sua rotina contábil, entre em contato com os profissionais da Batista & Associados, teremos prazer em atendê-lo! 


Somos uma empresa mineira com vasta experiência em contabilidade para médicos, nosso compromisso é oferecer o melhor em contabilidade. 


Agora que o leitor já sabe como precificar os serviços médicos, que tal aproveitar para compartilhar nosso artigo em suas redes sociais e dividir seu conhecimento.


Aproveite para acompanhar nosso blog e ficar por dentro de todas as nossas dicas e conteúdos educativos.


Aproveite e leia também: Consultoria Financeira para Médicos e Dentistas: Conheça a importância.

Precificação de serviços médicos: Como calcular